COMO EXPLICAR A JABUTICABA?

Meu amigo de Madri, com quem quem aprendi a tirar facilmente a pele dos pimentões para fazer conservas, quis saber um dia desses o que é jabuticaba. Como explicar a ele o que é essa frutinha maravilhosa, que dizem ser inteiramente originária do Brasil? Opto pela vereda de seu valor saudável. Sim, tem mais componentes importantes do que muitos campeões de preferência. Basta, então, dizer a ele – que aprecia mais a cerveja do que o vinho – que a jabuticaba tem 314 miligramas de antocianina por grama, enquanto a uva, 227. E se ele não soubesse do que se trata, eu me apressaria a informar que a antocianina tem alto poder antioxidante. É bem verdade que isso fica concentrado na casca, algo que as pessoas costumam descartar, engolindo apenas a polpa de uma doçura agradável, agreste. Melhor, então, não descartar essa maravilha, justamente o que dá a cor lindamente arroxeada ao sorvete, em especial aquele que se pode tomar no restaurante Buttina, quando é época de colheita. O quintal da casa é cheio de jabuticabeiras, sob as quais se pode almoçar tranquilamente, como fiz há pouco com minha querida amiga Val, a dos Ovos ao Purgatório.

Tente um bom suco – Os nutricionistas ensinam que a jabuticaba fermenta depressa, em razão do alto teor de açúcar em sua polpa. Então, é melhor consumir logo ou guardar na geladeira. Eu prefiro degustá-la à temperatura ambiente. Lembranças do tempo de criança, em que havia uma imensa jabuticabeira no quintal de tia Lola e a gente se servia direto do pé. Nada se compara àquela sensação de fazer as frutinhas explodirem na boca. Mas as cascas rendem belos sucos, cuja coloração se altera ao contato com outros ingredientes, como o abacaxi e o limão. A bendita casca também pode ser usada em geléias. Nunca é demais lembrar que nem mesmo a temperatura do cozimento acaba com os benefícios dessa maravilha.

A foto – São flores de jabuticabeira. Dão assim mesmo, agarradinhas ao caule. Essas são da árvore que meu genro plantou no quintal. Já enxertada, logo deu frutos, que o sabiá devora tão logo amadurecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s