MARIU INVENTA MODA

Mariu é uma amiga ancestral. Sempre foi. Sempre será. Juntas compartilhamos tantas coisas na vida! A nata da vida. Nossos amados, incluindo os filhos e seus famíliares. Reiki. Lembranças de infância. Momentos de coragem. Amigos comuns. Paixão pelas plantas. Em especial as lavandas. Uma lista sem fim. Mas da qual faz parte o gosto pelo forno e fogão. Pelos ingredientes bem escolhidos. Pela inclinação a inventar. Lembro que quando ela conheceu o marido, aliás o homem completo e companheiro que ela bem merece, começou a apresentar a ele maravilhas de sua criatividade na cozinha. Como fazer uma sobremesa com iogurte e mais um ou dois ingredientes que encontrou na geladeira espartana daquele professor inglês. Sim, ele morava em uma cidadezinha da Inglaterra. Hoje, vive sob o sol do Brasil.

E se senta à mesa com prazer, no dia a dia, porque Mariu está sempre inventando moda. Com sucesso. Na última vez em que compartilhei a mesa desse agradável casal, cujo lar tem janelas pintadas de vermelho, ela serviu um peixe delicioso, com salada e um acompanhamento de vagens de soja.  Crocantes e deliciosas. Que ela compra na Liberdade. Eu já improvisava na cozinha, mas com ela aprendi a ousar. E a entender a liturgia dos alimentos, os princípios das combinações. E que algo que funciona para um prato pode merecer variações interessantes. Assim, não passo vontades ocasionais, quando quero algo que não seria materializável por falta de ingredientes. Uma grande amizade é fundamental na vida. Sábio tempero.

Torta de ricota sem ricota – Hoje fiz para mim uma tortinha sem o principal ingrediente. Em vez de ricota, usei queijo quark, muito fácil de encontrar no sul do país, mas que só de vez em quando acho no supermercado Zaffari, aqui em São Paulo. Usei duas colheres de sopa bem cheias de quark, a mesma medida de leite condensado, um ovo, canela em pó, uma colher de chá de fermento para bolo e uvas passas (claras e escuras). Misturei tudo e coloquei em uma pequena forma de cerâmica, sem untar. Depois de meia hora em forno quente, a torta estava pronta e deliciosamente aerada.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s