ESMERO NA COZINHA

Iniciada no amor ao forno e fogão por uma série de grandes mulheres, foi com um homem que aprendi a preparar tudo organizadamente. Armando, meu pai, era um homem enérgico. Jamais elogiava os filhos. Sempre achava que podíamos ser um tiquinho melhores.  Uma de suas grandes tristezas foi minha decisão (acertadíssima) de não cursar Medicina. O sonho era dele. Sabia que eu, sua filha mais velha, quando resolvia seguir por certo caminho de lá não saia nem amarrada. Respeitou, a contragosto minha inclinação para a escrita. E de cara feia.

Sua austeridade, muito conhecida na família, se dissolvia, porém, quando ele ia para a cozinha. Perpetrava pizzas nas noites de sábado e depois se sentava na calçada, reunindo os moleques da rua, para contar histórias de fantasmas. Ele cozinhava muito bem – especialmente peixes e seus sagrados e domingueiros pimentões. Além do sucesso no cardápio, ele ostentava uma qualidade e mais: deixava a cozinha impecável, ao terminar um prato. Preparava os ingredientes e lavava tudo o que ia usando, de maneira que, no final, só restava mesmo o que estava no fogo. Era, também, o primeiro a se apresentar para lavar a louça, quando a refeição terminava. Claro, se não tivesse exagerado nos aperitivos, fã contumaz dos destilados.

Pimentão recheado – Escolha os melhores e menores pimentões verdes que encontrar. Retire as sementes fazendo um corte na parte superior; tire uma tampa, mesmo. Escalde, para tirar a casca, sem desdouro para o impecável formato que devem manter. Escorra, para evitar excesso de umidade. Enquanto isso, refogue a carne moída com os temperos de sua preferência (em quantidade compatível, claro, à dos pimentões). Acrescente, no final, miolo de pão umedecido. Misture com a mão, para obter uma massa uniforme. Recheie os pimentões. Coloque em forma untada com azeite, também usado para regar discretamente o que vai ao forno quente por uma meia hora, mais ou menos.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s