MAÇÃS DE JOANA

 Minha bisavó era pequena, de estatura. Mas um furação. Voluntariosa, não aceitava nem mesmo descer no ponto de ônibus, quando a rua em que morava desde que a família chegara do vêneto, na segunda metade do século dezenove, começou a ter esse conforto. Os motoristas a conheciam bem, inconfundível com seus cabelos alvíssimos afofados em um coque elegante, que deixava ondas pelo caminho, até se reunir no alto da cabeça, graças a alguns grampos bem colocados. Eles tinham de parar em frente à casa-armazém, na esquina da rua Alfredo Pujol com a Aluísio de Azevedo, em Santana. E rente à calçada.

Joana passou a morar na esquina desde que se casara, sem amor, para não voltar à Itália, acompanhando o regresso da família. Teve um só filho homem, Vitorim, e cinco mulheres, entre as quais minha avó, Ângela. Autoritária, manteve as filhas em rédea curta, mesmo depois que todas se casaram, criaram filhos e tiveram netos. Ao menos três – Carlota, Lúcia e Ângela – iam à casa da mãe às quartas-feiras, à noitinha, para passar a roupa. Uma montanha de  alvos lençóis bordados à mão.

Eu sempre ia nessas incursões. E delas me vem a única lembrança culinária de Joana: religiosa e diariamente, cozinhava uma maçã, com casca e tudo, no caramelo de açúcar. Era esse o cheiro do casarão, o delicioso aroma que ainda me vem sempre à lembrança, quando eu mesma preparo a fruta de que Joana tanto gostava e jamais repartia com ninguém. Nem mesmo as crianças.

Geléia – Caramelize açúcar cristal, dourando ligeiramente, sempre com acréscimo de água, para que não endureça, colocando também canela e cravo. Enquanto isso, corte maçãs, sem caroço, com ou sem cascas (a gosto), em pedacinhos. Esprema limão sobre elas, aos poucos, evitando que escureçam. Misture as maçãs ao caramelo liquefeito e deixe cozinhar, sempre colocando mais água, para garantir que o caldo fique bem grosso. Quando elas ficarem da cor do caramelo estão prontas. Use como sobremesa ou sobre torradas, no café da manhã ou chá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s