AZEITES PERFUMADOS

Uma vez, minha querida Filó, essa maravilhosa chef de cozinha de quem já falei aqui, capaz de trabalhar mais com o coração do que com a mente, me convidou para jantar em sua casa. Era uma homenagem a um grande profissional de antiguidades, seu amigo de longa data. Entre as delícias, serviu um antepasto com azeite alimonado. Aquele, marca Colavita. Experimental, ainda, era acentuadamente verde e com muito sabor. Filó temperou com ele um queijo branco. A mistura ficou inesquecível. Há poucos dias, jantando com minha querida amiga de infância Val, ela também falou a respeito disso. E tem o costume de preparar seus próprios aromatizados. A dica fundamental: usar sempre elementos bem secos, antes de adicionar ao azeite. Estou testando dois: com ramos de manjericão, que deixei secar bem, sobre uma folha de papel toalha, depois de lavar, e com lascas de limão siciliano, igualmente isentas de umidade. Tratei de tirar essas lascas muito finas, sem entrar na parte branca (e amarga). Quanto mais os dias passam, melhor ficam esses azeites. Experimente.

Borges, meu preferido – Com uma diferença, em relação ao servido pela Filó, eu prefiro usar azeite Borges, como base. Conheci essa marca há alguns anos, com um namorado espanhol, Carmelo, andaluz que vive em Madri. O azeite Borges é facilmente encontrado em São Paulo, em muitas versões. Estou usando, para aromatizar, o extra virgem simples. Absorve muito bem os aromas e tem, ele mesmo, um sabor que me traz os belíssimos olivais espanhóis para dentro de minha iluminada cozinha. Na janela, que abre para um horizonte estendido até a Serra da Cantareira, sempre tenho vasos de manjericão. Belos, têm a vantagem de encher o ambiente com seu perfume, à menor brisa.

Deixe uma resposta

