PURÊ DE BACALHAU

 Uma amiga que não vejo há muito, Aidê, decidiu aprender a cozinhar quando se deu conta de que preparar delícias seria uma lembrança marcante para seu filho único. Sorte nossa, de seus amigos, que muito apreciam seu talento (e básico requinte) à beira do fogão. Pois uma vez, viajamos juntas à Europa. Começamos em Roma e terminamos em Paris, onde fomos recebidas por dois grandes amigos dela e que gentilmente nos levaram a muitos lugares interessantes. Na última noite antes de nossa volta ao Brasil, ela os convidou para um jantar especial. Eles escolheram o lugar, um bistrô no Marais.

Eles sugeriram uma especialidade da casa, algo que posso traduzir como Purê de Bacalhau, tão diferente do ao forno, que tradicionalmente está à nossa mesa em algumas festas anuais. Levíssimo e saboroso, sua textura é um pouco mais densa que a de um souflé. Uma clássica mistura de purê de batatas, com bacalhau bem desfiado. O maître fez a gentileza de me oferecer algumas indicações de preparo. Nada com medidas certas, porém. Então, basta fritar cebola bem picadinha no azeite, acrescentar o bacalhau bem desfiado e salsinha. À parte, cozinhar batatas com casca, retirar a pele e passar duas vezes pelo espremedor. Acrescentar o bacalhau a esse purê, mais um ovo inteiro, misturando bem. Levar ao forno até dourar levemente a superfície. Sugiro usar formas individuais e que possam ir elegantemente à mesa. Um belo vinho branco, para a desgustação, será perfeito.

Salada adorável – A primeira vez que fui a Paris, viajei sozinha. A paixão pela cidade foi imediata. E também por tudo que provei, em longas e belas caminhadas. Um dos pratos que ficaram para sempre na memória foi uma salada de folhas verdes, salpicada de queijo ementhal e nozes. Com tempero básico: vinagre, sal e azeite. Aliás, foi em Paris que vi a primeira loja especializada em azeites e que já exisre no Brasil (no Shopping Pátio Higienópolis há um quiosque; na rua Bela Cintra, 2023, uma loja de rua), a O&CO (http://www.oliviersandco.com/seasonings.html ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s